As letras D e R vem de Genuine Electronic, o “e” faz referência a eletrônico e o “x” complementa a palavra com um tom de conexão e tecnologia.
Essa abordagem gradual tem como objetivo adaptar o sistema Drex às necessidades do mercado, promover a educação financeira digital e garantir que o novo sistema funcione de forma estável e segura para todos os brasileiros.
Por esses motivos, há grande expectativa de que a novidade represente para o mercado financeiro um salto comparable – ou até mais alto – ao que foi dado pelo Pix na cultura de pagamentos do brasileiro.
De acordo com o Banco Central, o Drex deverá impactar completamente o sistema financeiro, visto que a forma que ele aborda de uma forma mais ampla, diferentemente do Pix.
Reconhecido como a primeira moeda digital oficial do Brasil, o Drex é uma extensão do authentic que opera exclusivamente no ambiente virtual.
Se você quiser fazer uma transação que necessita de Drex e não tiver saldo suficiente na carteira digital, seu banco transfere automaticamente o que falta da conta em reais para a plataforma Drex.
A visão do Banco Central é que o projeto tem potencial para ter um impacto no sistema financeiro ainda maior que o do Pix. Em setembro deste ano, Roberto Campos Neto afirmou que o Drex "é mais inovador" que o Pix e tem potencial para "sacudir" os sistemas de grandes bancos.
Grosso modo, uma CBDC é a versão virtual da moeda de um país – uma moeda alternativa, embora com o mesmo valor do dinheiro tradicional utilizado no dia a dia ou transacionado por meio de aplicativos.
A expectativa do BC é de que todos os participantes do piloto do Drex estejam conectados ao sistema até meados de agosto, para que os testes em si sejam iniciados em setembro.
A nova moeda digital do Banco Central do Brasil, Drex, foi anunciada oficialmente em agosto de 2023 e visa acompanhar a tendência world-wide de digitalização financeira; conheça todos os detalhes
O projeto era anteriormente referido como "Real Electronic", mas foi renomeado para que o nome transmita uma sonoridade forte e moderna. O "r" e o "d" fazem alusão ao True Digital; o “e” vem de eletrônico e o “x” passa a ideia de modernidade e de conexão.
Otimismo do mercado se dá pela ideia do governo Trump em montar uma reserva nacional da criptomoeda
“Nunca se deve tentar negociar, utilizar ou obter qualquer vantagem com isso dentro dos canais oficiais dos bancos ou do BC”, oriente Medeiros.
Ferramenta gratuita Baixe gratuitamente a planilha de gastos do InfoMoney e sinta o alívio de ter a sua vida financeira sob controle. BAIXAR AGORA
A moeda electronic brasileira poderá ser acessada por meio de uma carteira digital sob responsabilidade de bancos ou instituições financeiras autorizados pelo BC.
Consider comprar um carro novo e fazer a alteração de titularidade pelo celular assim que o pagamento for transferido para a loja, sem precisar de cartório. Ou fazer um investimento em renda fixa ou ações no fim de semana, sem ser obrigado a criar apenas uma ordem na plataforma da corretora.
O Santander apresetou recentemente um protótipo de venda de imóveis e veículos nesse contexto, O Que é o Drex e o InfoMoney explicou o passo a passo em uma reportagem. Veja abaixo: